quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Pule do sofá e não caia no CAIXÃO

Vivemos em um mundo onde buscamos sucesso profissional, pessoal e por estes motivos dedicamos quase todo tempo para produzir e atingir as metas propostas por lideres de trabalhos e as nossas próprias metas ao longo dos anos. Nem sempre atingimos as metas propostas, diversos são os motivos, falta de tempo, falta de oportunidades, novas metas e desafios. Mas lá no fundo de nossos corações está a meta de buscarmos um corpo mais saudável, atlético, ágil e forte. Pois é fato, esta vontade de ser como um ator ou atriz que desfila com seu corpo quasse prefeito, esta ai desde a adolescência até os dias atuais, até tentamos colocar a maquina para rodar, mas novas metas ou novos problemas não nos deixam sair do sofá, pois chegamos cansados de uma rotina louca que vai desde levar os filhos a escola, até reuniões que duram 9 horas por dia.
Mesmo nessa loucura do dia a dia chegamos em casa com uma certa disposição ou pensamento de ir treinar, correr, suar. Mas o imã do sofá e as curvas do controle remoto são mais atraentes, e nos puxam para o marasmo, não nos deixando realizar estes sonhos. Porém ao mesmo tempo que estamos lá jogados com preguiça, largados no marasmo, alguns inimigos estão lá tentando nos destruir, trabalhando a todo vapor para nos vencer em uma cama de hospital. Sei que parece trágico mas o sedentarismo hoje contribui para cerca de 17 milhões de mortes causadas por doenças cardiovasculares no mundo inteiro segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), doenças como colesterol alto, diabetes, varizes, derrames, infarto agudo do miocárdio, pneumonia, hipertensão entre outras mais.
Por este motivo pense bem se realmente vale a pena ficar horas conectados, derramados em um sofá apenas movimentando o polegar para pular de canal em canal.
Abaixo ilustrarei alguns fatores que talvez te convençam a um BUMMMM na sua rotina de atividades físicas:

Diminuição nos níveis do colesterol ruim (LDL) e aumento nos níveis do colesterol bom (HDL), em um estudo recente, realizado  no sul do país, foram coletadas amostras com cerca de 30 pacientes com auto risco de doenças cardiovasculares devido ao alto nível de colesterol ruim (LDL), os participantes foram submetidos a atividades regulares de aproximadamente 1 hora, 3 vezes na semana entre exercícios aeróbios e resistidos (musculação). Em todo os indivíduos participantes da pesquisa foi constatado que os níveis do bom colesterol sofreu um aumento significativo e consequente a este processo de treinos os níveis do mal colesterol despencaram. Portanto não deixe seu corpo virar um torresmo.
Os exercícios físicos regulares atuam no controle da diabetes mellitus (diabetes tipo 2), um fantasma que ataca cerca de 90% dos portadores de diabetes. O exercício contribui para melhorar a qualidade de vida do portador de diabetes. pois com um programa de treinos bem prescritos, os portadores de diabetes podem a curto, médio e longo prazo desfrutarem de benefícios como:
  • Aumento de consumo de glicose.
  • Aumenta a resposta dos tecidos à insulina.
  • Contribui para a diminuição da pressão arterial.
  • Aumenta o gasto calórico, e consequente a isso favorece a redução do peso corporal.
  • Melhora o funcionamento do sistema cardiovascular.
  • Além de promover uma sensação de bem-estar e melhora a qualidade de vida do praticante.
A atividade física regular vai além da manutenção do bom funcionamento do corpo, ela nos proporciona momentos de prazer. Um exemplo claro seria a corrida, após um período de caminhada ou corrida o corpo libera substancias como ocitocina, adrenalina, entre outras que nos permite sensação de prazer. Aliado a pratica regular de exercícios físicos ajuda na manutenção da nossa vida sexual também, matéria já realizada no nosso blog, http://goispersonal.blogspot.com.br/2014/10/atividade-fisica-desempenho-sexual-nas.html . 

Dicas para o inicio de uma vida mais ativa:

  • Procure um médico.
  • Planeje um tempo na sua agenda para a realização dos treinos.
  • Procure um bom Personal Trainner.
  • Crie metas pequenas e as conquistes
  • Faça o que gosta, procure os esportes onde se sinta mais a vontade.
  • Aumente gradativamente a intensidade do esforço.
  • Faça entre 20 e 30 minutos de 3 a 4 vezes na semana.
  • Procure sempre fazer atividades em grupo.
  • E tome cerca de 2 litros de água por dia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário