terça-feira, 14 de abril de 2015

Os atletas nascem brincando

Caros amigos, fazia tempos que não me sentia motivado a escrever, porém estes dias em uma de minhas aulas recreativas, descobri dois talentos para o atletismo. A partir destas descobertas comecei me questionar sobre a importância das aulas direcionadas e os momentos de recreação. Aulas onde há muita intervenção ficam chatas e os alunos se dispersam facilmente, porém, aulas recreativas onde existe o brincar de forma livre, que aos olhos dos leigos passam a impressão de ser uma bagunça total, na verdade caminha uma ao lado da outra.
Durante uma aula temática, onde há necessidade de direção por parte do educador físico, ocorre a acomodação das competências motoras de tal modalidade praticada, além da criação de novos conhecimentos cognitivos. As aulas direcionadas a tais modalidades esportivas, se tornaram mais importantes nos tempos de hoje, pois a cultura do mexer-se esta se perdendo, e se torna notório que os alunos estão com um repertorio motor muito limitado. Isto ocorre devido as novas tecnologias e falta de espaços para que os mesmos possam buscar novas experiências motoras.
Dentro desta problemática, o educador físico deve preparar sua aula de modo a atender as necessidades básicas de seus educandos, necessidades estas que envolvem o correr, saltar, empurrar, lançar, manipular, entre outros. Este processo de ensino deve ocorrer dentro das aulas direcionadas, porém as aulas recreativas onde a brincadeira estará presente, possui um enorme grau de importância dentro do contexto educacional, devido a liberdade que os alunos terão de mostrar o aprendido.
Estas aulas onde o brincar esta presente, são geralmente direcionadas em um primeiro momento pelo professor, e em segundo plano os alunos realizam as tarefas propostas com liberdade e autonomia, é neste momento que o aluno assimila o conteúdo acomodado nas aulas direcionadas, mostrando que entendeu, e em que momento deve aplicar tal capacidade para desenvolver com mais qualidade a tarefa proposta na brincadeira.
É no brincar que o aluno mostra suas reais necessidades de correção, suas verdadeiras habilidades motoras, cognitivas e interesses sociais. Dentro destas situações, quero me atentar as verdadeiras habilidades motoras, pois foi em um destes momentos do brincar que encontrei duas alunas com um enorme potencial para o atletismo, em uma brincadeira de rouba-bandeira, identifiquei uma aluna que tem um enorme talento para provas de velocidade e em um pega-pega, observei uma aluna que tem o biotipo e capacidades motoras e fisiológicas perfeitas para provas de resistência.
Portanto devemos nos atentar ao brincar, dar a devida importância a este momento dentro de nossas aulas. Pois quantos talentos são desperdiçados, quando apenas direcionamos aulas? Não que os talentos e potenciais alunos se tornarão atletas de ponta, mas nosso dever enquanto educadores físicos é possibilitar diversas experiências motoras, cognitivas e sociais as nossas crianças.

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